As questões sobre artes, que se inserem na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, abordam, além da cultura, as funções da arte na sociedade e sua história, envolvendo a evolução das quatro linguagens: Música, Dança, Teatro e Artes Visuais.
Para uma melhor organização de estudo e entendimento, a história da arte foi dividida em períodos históricos não rígidos em suas demarcações. Alguns autores divergem um pouco sobre início e fim dos períodos, mas de qualquer forma, deve-se considerar que a evolução artística vai acontecendo sem que se perceba, as técnicas modificam-se aos poucos e o modo de representar e expressar-se também. Portanto, um período pode caminhar para o fim, enquanto ao mesmo tempo outro já se iniciou, além de considerar que nem todos os períodos aconteceram ao mesmo tempo em todas as partes do mundo.

falling-bison-altamira-cave-spain_460x307
“Bisão caindo”, pintura pré-histórica na caverna de Altamira, Espanha. Corel Stock Photos.

Por ser parte integrante da vida humana, a história da arte teve seu início na Pré-História, tornando-se um elemento de grande importância para a compreensão do modo de vida do homem primitivo. Pelos registros deixados nas paredes das cavernas é possível descobrir mais sobre a história da humanidade, devido ao poder de comunicação da arte. As pinturas das cavernas e pequenas esculturas datam aproximadamente do período final do paleolítico, por volta de 15 000 a.C.
Depois da arte pré-histórica, surgiu a arte do Egito Antigo, por volta de 4 000 a.C., voltada para o culto da eternidade, caracterizando-se por esculturas de faraós e divindades, construções de grande porte, além da pintura e entalhe nas paredes contando fatos cotidianos. Segue este período a arte mesopotâmica.
Por volta do século VII a.C., a Antiguidade clássica destacou os ideais de beleza e perfeição, primeiramente com a arte grega, que manteve seu apogeu até a ascensão da arte romana, por volta do século I a.C.
A Idade Média impôs a religião sobre os ideais romanos a partir do século II d.C., com a arte bizantina, românica e gótica.
A Idade Moderna surgiu com o Renascimento e a necessidade de superar a Antiguidade clássica, a partir do século XV, evoluindo no século XVII para o Maneirismo, Barroco, Rococó, Neoclassicismo, Romantismo e Realismo.
No fim do século XIX surgiu o Impressionismo, que abriu as portas para novos padrões da arte, como o expressionismo e o surgimento das vanguardas artísticas do início do século XX: Abstracionismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo, Expressionismo abstrato, Op art, Pop art, Construtivismo, etc.
Com essa visão geral da história da arte, desde o paleolítico até a contemporaneidade, torna-se mais fácil situar os períodos históricos e suas principais características, possibilitando melhor compreensão para responder às questões apresentadas.
Acessando o Museu virtual é possível ver um panorama da história das artes visuais desde a Pré-História até a contemporaneidade.

0

Adicionar um comentário

Carregando